PET

Dia Internacional do Cão-Guia é comemorado em Itapetininga
Grande homenageado é Marvin, primeiro e único cão-guia do município

Nesta quarta, dia 28, última quarta-feira do mês de abril, é comemorado o Dia Internacional do Cão-Guia, um grande aliado das pessoas com deficiência visual, e em Itapetininga, o grande homenageado do dia é Marvin, o primeiro e, até o momento, único cão-guia do município.

Há 2 anos sob a tutela do funcionário público municipal Flávio Marcos Rodrigues, deficiente visual desde os três anos de idade devido à uma retinose pigmentar, Marvin é, além de um amigo muito especial, um grande parceiro em um novo mundo de descobertas para Flávio.

E conhecendo Flávio e Marvin fica fácil entender o real significado da famosa expressão “o cão é o melhor amigo do homem”.

Esta é uma amizade que vai, literalmente, muito além do que, nossos olhos podem enxergar. Flávio e o simpático labrador, uma doação do Instituto Magnus, estabeleceram com o tempo, uma relação de cumplicidade e de carinho, essenciais para a adaptação de ambos à nova forma de encarar os desafios diários na rotina de um cego.

Trocar a bengala pelo cão-guia não foi uma tarefa simples para Flávio.

“No início não foi fácil. A gente tem que sair da zona de conforto. Agora é tranquilo. Não tem nem comparação com a bengala”, comenta.

O treinamento de cães-guia é feito em escolas especiais e dura, em média, de 12 a 18 meses, mas pode levar até 2 anos.


Depois de treinados, os cães são capazes de identificar a movimentação do trânsito, encontrar entradas e saídas de diferentes locais, desviar de obstáculos, entre outras habilidades notáveis. E graças à afinidade da dupla, esta agora é a realidade de Flávio e Marvin.

Instituída de forma pioneira pela gestão Simone Marquetto, a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência em Itapetininga tem desenvolvido políticas públicas específicas para esse público.

“Como venho dizendo, trabalhar pela inclusão e acessibilidade das pessoas, é minha missão. Neste segundo mandato criamos, dentre as muitas políticas públicas que estamos promovendo, o Projeto de Lei que permite a permanência de Cães-Guia nos espaços públicos. Isso é muito mais que inclusão, é respeito e atenção à nossa população”, explicou a chefe do Executivo.

Nesta data tão simbólica para a inclusão e acesso à mobilidade das pessoas com deficiência visual, questionado ao Flávio sobre qual seria o presente que ele daria ao amigo Marvin.

“É o Marvin que me presenteia todos os dias, me levando a lugares que jamais pensei em ir”, destaca emocionado.

#PraCegoVer
#PraTodosVerem


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Assine nosso canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



PET  |   27/07/2021 17h50

Itapetininga - SP
 




PET  |   12/07/2021 17h56

Itapetininga - SP
 

PET  |   19/02/2021 03h10

Itapetininga - SP