POLÍCIA

PF faz operação contra fraudes no auxílio emergencial em Tatuí e Boituva

A Polícia Federal deflagrou hoje (16/4) uma operação para desarticular organização criminosa, na região de Itapetininga, especializada em fraudar contas de beneficiários do auxílio emergencial.

Os objetivos da atuação conjunta e estratégica são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas que atuam causando prejuízos aos programas assistenciais.

 Operação Botter

Em Sorocaba, foi deflagrada a Operação Botter para o cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão (3 em Tatuí, um em Boituva, 3 em Paulínia e um em São Paulo) e um mandado de prisão preventiva contra indivíduo que fraudou 170 auxílios emergenciais durante a primeira rodada do programa em 2020, com prejuízo total já confirmado de R$ 435.000,00.

Coordenação das ações

As investigações chegaram simultaneamente a braços diferentes da organização criminosa, identificando investigados que estão entre os maiores fraudadores já detectados do Auxílio Emergencial.

O objetivo das buscas é recolher documentos e equipamentos e dispositivos eletrônicos utilizados pela associação criminosa, tanto para compor o quadro de provas dos crimes já identificados como para impedir que iniciassem uma nova rodada de furtos a partir do pagamento de novos parcelas do benefício. Além dessas medidas, também estão sendo executados sequestros e bloqueios de contas para garantir a recomposição dos danos causados.

Os envolvidos responderão pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato, falsidade ideológica e formação de organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a quase 30 anos de prisão.

 Será realizada coletiva de imprensa na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo às 10h30.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Assine nosso canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍCIA  |   18/09/2021 17h56

Tatuí - SP
 




POLÍCIA  |   23/06/2021 23h38

Tatuí - SP
 

POLÍCIA  |   20/09/2021 15h20

Itapetininga - SP