SAÚDE

Itapetininga registra queda de mais de 95% nos casos de dengue no 1º semestre de 2022


© imagem da internet

Itapetininga, no interior de São Paulo, registrou uma queda de 95,61% no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2022 em um comparativo com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, até 30 de junho, foram confirmados 68 casos da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, enquanto nos seis primeiros meses do ano passado foram 1.546. Em 2021 não foram registradas mortes na cidade, fato que se repete em 2022, no primeiro semestre.

Os números de Itapetininga ganham ainda maior destaque quando confrontados com os atuais cenários estadual e nacional. Em todo o estado de São Paulo, já são mais de 190 mil casos de dengue confirmados neste semestre, um percentual de cerca de 40% a mais que 2021, quando foram contabilizadas 141.049 confirmações em 12 meses.

Nacionalmente, as estatísticas do Ministério da Saúde superam 1,1 milhão de casos prováveis, mais que o dobro do registrado no Brasil em todo ano de 2021, com 544.460 mil casos da doença.

O prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, que também já ocupou a pasta da saúde no município, avalia que a queda nos índices se reflete nas ações de rotina realizadas pelos agentes de Controle de Vetores, tanto em residências, como em áreas públicas; na intensificação de mutirões de limpeza periódicos realizados nas áreas urbanas e rurais; ao trabalho de prevenção e orientação feito pelas equipes, inclusive em escolas municipais e, principalmente, a uma maior conscientização da população sobre os cuidados com a proliferação do mosquito transmissor.

"O fortalecimento dos serviços de vigilância e de controle de vetores é muito importante, do ponto de vista do poder público. Também é fundamental que nossos agentes consigam fazer visitas domiciliares, que os moradores permitam as vistorias e relembrar a todos os cuidados para combater possíveis focos do mosquito", afirmou.

Prevenção e Conscientização

Durante o decorrer de todo o ano, as equipes de Controle de Vetores, setor vinculado à Secretaria de Saúde, realizam ações de controle, prevenção e conscientização com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue. As estratégias são elaboradas após reuniões com técnicos especializados na área e desenvolvidas em parceria com as demais secretarias, em ações multidisciplinares.

Entre as ações da Prefeitura de combate à dengue estão:

- Mutirões de Limpeza - realizados periodicamente nos bairros da área urbana e rural. Com a participação das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos. Em 2021 aproximadamente 900 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidos e mais de 8 mil imóveis foram vistoriados durante estas ações. Nestas ações também são feitas nebulizações com foco na eliminação de possíveis focos do mosquito. Em 2022, os mutirões permanecem sendo realizados periodicamente no município em diversos bairros.

- Visita às residências - equipes do Setor de Controle de Vetores vistoriam as residências e orientam os moradores. Ação realizada durante todo o ano em todos os bairros da cidade.

- Patrulha Mirim - ação implementada em 2022 pela Prefeitura de Itapetininga no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, realizada em escolas de Itapetininga e que conta com a participação ativa dos alunos na identificação de locais com acúmulo de água que possam servir como locais de reprodução do mosquito. O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, de Educação e Derita.

- Limpeza no Rio Itapetininga - periodicamente a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Trânsito e Defesa Civil, realiza a retirada de materiais descartados irregularmente do leito do Rio Itapetininga e proximidades. A ação, além de eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, contribui para a boa qualidade da água e auxilia na preservação de espécies animais aquáticas e terrestres.

- Novo Ecoponto - O local correto para descarte de materiais inservíveis é o Ponto de Entrega Voluntário (PEV), mais conhecido como novo Ecoponto. O local está disponível para pessoas físicas para o descarte de inservíveis de pequenos volumes. No local, as pessoas encontram caçambas identificadas por tipo de resíduo: construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O novo Ecoponto fica à rua Alceu Corrêa de Moraes 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente a Cooperita e funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 8 às 17 horas.



- Cooperita - Cooperativa para entrega de materiais recicláveis. Localizada à rua Orlando Scotto, 68 e funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

- Campanhas de conscientização - realizadas por meio dos agentes de endemias, veículos de comunicação e palestras educativas em escolas e comunidades.

- Capacitações técnicas - os agentes de endemias, em parceria com órgãos técnicos estaduais, passam por capacitações periodicamente para implementação de estratégias de combate à dengue no município e mapeamento dos casos no município.

- Itapê Melhor (15) 99815-4635 - canal exclusivo para denúncias de áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo via whatsapp. Basta enviar enviam a foto do local e endereço e as equipes de fiscalização de posturas fazem a apuração das denúncias. De segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

- SAC 156 - ligação gratuita para denúncias. As reclamações são apuradas pelo Setor de Fiscalização de Posturas. De segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

- Atende Fácil - onde o morador protocola pessoalmente sua reclamação. É importante que o morador leve seus documentos, fotos e endereço do local. De segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

A Prefeitura pede a colaboração da população no combate à dengue para que não acumule materiais em casa, nos quintais e não descartem materiais em locais irregulares.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Assine nosso canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   10/08/2022 12h45

Itapetininga - SP
 




SAÚDE  |   05/08/2022 19h38

Itapetininga - SP
 

SAÚDE  |   01/08/2022 19h30

Itapetininga - SP