SAÚDE

Itapetininga receberá, em maio, Carreta da Mamografia em frente ao Atende Fácil

Itapetininga irá receber, em maio, a carreta-móvel da Mamografia que tem como objetivo prevenir precocemente o câncer. A previsão é de que o caminhão chegue ao município no dia 30 de abril, e que partir do dia 2 de maio, sejam iniciados os testes nas instalações. O público será atendido entre 3 e 14 de maio. Esta é a terceira vez que a carreta irá oferecer esse serviço em Itapetininga.

A iniciativa integra o Programa "Mulheres de Peito", da Secretaria de Estado da Saúde. O pedido para que o serviço fosse enviado para a cidade foi feito pelo prefeito Jeferson Brun. O caminhão estará estacionado em frente ao Atende Fácil, no Paço Municipal. Durante a semana, das 8h às 17 e no sábado, das 8h às 11h.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. Por isso, o rastreamento tem o objetivo de facilitar o acesso ao exame de mamografia e agilizar o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença. "O tratamento precoce é importante, pois quanto mais cedo é descoberta a doença, melhores são as chances do tratamento", afirma o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun.

Estudos revelam que partir de 50 anos, maiores são os riscos de desenvolver o câncer de mama. Ainda, de acordo com especialistas, não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso. Considerado uma forma segura de diagnóstico, o exame pode salvar vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua.

A carreta-móvel oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos, em consonância com portaria federal. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida. As mulheres com idade de 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem ser atendidas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

Serão distribuídas 50 senhas diárias para atendimento. A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas as pacientes serão encaminhadas para tratamento no Centro de Saúde da Mulher "Amanda Coelho da Silva", serviço especializado gratuito disponibilizado pela Prefeitura de Itapetininga.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Assine nosso canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   04/07/2022 21h39

Itapetininga - SP
 




SAÚDE  |   01/07/2022 17h24

Itapetininga - SP
 

SAÚDE  |   01/07/2022 16h17

Itapetininga - SP