Transmissão ao Vivo

GERAL

Suzano forma 11 mecânicas e mecânicos de Máquinas Florestais em São Miguel Arcanjo
O curso teve duração de dois meses e faz parte do Programa Cultivar da empresa, em uma parceria com a Agilis

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, formou 11 novos(as) mecânicos(as) por meio do Programa Cuidar, curso de Formação Operacional Florestal da empresa, realizado no município de São Miguel Arcanjo (SP). A capacitação foi realizada em parceria com a Agilis.

 O curso de Formação Operacional Florestal teve ao todo dois meses de duração, com início em 28 de junho e término no dia 31 de agosto. O Programa visa promover o desenvolvimento contínuo nas comunidades em que a Suzano mantém operações, além de possibilitar a pluralidade de gênero no setor operacional.

 De acordo com Flávia Adrião, gerente de Gente e Gestão da Unidade Florestal da Suzano em São Paulo, mesmo com a pandemia, a empresa conseguiu realizar todas as atividades previstas do programa de formação, seguindo os protocolos de segurança necessários. "São muitos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Mesmo assim, conseguimos manter nosso programa de formação e seguir com o nosso compromisso de colaborar com o desenvolvimento sustentável das regiões onde a Suzano atua. A qualificação também trouxe oportunidade para as mulheres que buscam seguir carreira na área de mecânica", destaca Flávia.

 Todos(as) os candidatos e as candidatas aprovados(as) na seleção firmaram contrato de aprendizagem para todo o período em que estiverem estudando, que contemplava os seguintes benefícios: bolsa-auxílio, equipamento de proteção individual (EPI), seguro de vida, uniforme, transporte para as atividades práticas e almoço. O curso, que foi dividido em formação teórica e prática, teve carga de 360 horas, obedecendo todas as medidas de biossegurança contra o coronavírus.

 Ao término do curso, as novas mecânicas e mecânicos deixaram claro que valeu o esforço em busca de conhecimento e a oportunidade de se qualificar. Para Thalita Dellevedove Martins, que agora é mecânica, o curso a ajudou a ter mais autoconfiança. "O Programa Cultivar me mostrou que sou capaz de realizar meus sonhos e inspirar pessoas. Tive o prazer de conhecer profissionais incríveis que não pouparam esforços para me ensinar algo novo a cada dia. Além disso, essa oportunidade ninguém havia me dado, aqui conheci mais o mundo da mecânica e aproveitei ao máximo cada segundo, cada conselho, cada palavra dos profissionais e com meus colegas", avalia a aluna recém-formada.

 Satisfação semelhante pode ser vista também com a nova mecânica Simone Aparecida Ferreira. "Foi de grande importância ter participado do curso de mecânica operacional, pois adquiri muito conhecimento sobre cada componente da máquina. Isso tudo me instigou a querer me aprimorar ainda mais nessa área. Foi uma experiência incrível, por ser mulher e poder desempenhar um trabalho que antes só era feito por homens, e ver a capacidade que temos sim de entregar um excelente resultado", diz Simone.

 Simone completou dizendo que o Programa Cultivar representou força, capacidade de aprender, vivenciar e praticar o conhecimento adquirido no decorrer do curso. "Agradeço toda equipe da Suzano e da Agilis por todo empenho e dedicação que colocaram nesse programa, que levarei para a vida. São experiências que nos fazem crescer profissionalmente", acrescenta.

 Quem também demonstrou contentamento com os resultados obtidos com a formação dos(as) novos(as) mecânicos(as) foi o instrutor Thales Santos Barros. "Fico extremamente feliz em poder contribuir em um projeto que traz - em sua essência - a valorização da diversidade e promove a prática da inclusão no treinamento. Foi possível contar com alunos, homens e mulheres, fortes e empoderados - capazes de buscar novos conhecimentos, e ampliando o mundo de possibilidades. Esse curso fez parte de um projeto voltado à manutenção de máquinas florestais, gerando novos e novas profissionais e demonstrando que qualquer pessoa pode ser protagonista da sua história", detalhou Barros.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Assine nosso canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GERAL  |   02/05/2022 11h29

São Miguel Arcanjo - SP
 




GERAL  |   19/04/2022 13h49

São Miguel Arcanjo - SP
 

GERAL  |   21/05/2022 19h39