GERAL

Acolhimento a moradores em situação de rua são ampliadas com a queda das temperaturas

A Prefeitura de Itapetininga ampliou em 100% os serviços de atendimentos a moradores em situação de rua em virtude das baixas temperaturas. A ação foi planejada antecipadamente, com base na previsão dos institutos de meteorologia.

De acordo com os centros meteorológicos, devido a uma forte onda de frio que avança pelo país, as temperaturas no município devem ter uma queda acentuada a partir desta quarta-feira (28), com previsão de frio intenso para os próximos dias, podendo inclusive, atingir temperaturas negativas.

Toda a estrutura de atendimento e acolhimento montada no Ginásio de Esportes Ayrton Senna e equipes de atendimento e busca ativa foram dobrados. No local, há inclusive um espaço especial reservado aos animais de estimação dessas pessoas, além de ração e água.

As Blitz Sociais da secretaria da Promoção Social são fundamentais neste trabalho multidisciplinar de acolhimento. Normalmente feitas duas vezes por semana, sempre no período noturno, agora estão sendo realizadas todas as noites, inclusive aos domingos e feriados, em virtude do frio registrado nos últimos dias.

Participam das ações equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar que monitoram todo o município, especialmente diversos pontos do município onde são registradas concentrações de moradores em situação de rua.

Locais como o Largo dos Amores, praças do Rosário e Siqueira Campos, rua Virgílio de Rezende e avenida Francisco Válio na área central e Estação Rodoviária e avenida José de Almeida Carvalho são constantemente visitados pelas equipes.

O trabalho das Blitz consiste em uma aproximação que leva em conta, acima de tudo, o diálogo e a tentativa de convencimento. Além disso, as pessoas em situação de rua também podem aderir aos serviços de acolhimento espontaneamente.

Já cadastrados pelo CREAS, durante as conversas também é feita uma avaliação do estado geral de saúde de cada morador e a predisposição de cada um no restabelecimento de seus vínculos familiares e afetivos.

As blitz sociais seguem intensificadas durante os próximos dias no município.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Assine nosso canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GERAL  |   16/09/2021 14h08

Itapetininga - SP
 




GERAL  |   15/09/2021 17h28

Itapetininga - SP
 

GERAL  |   15/09/2021 16h37

Itapetininga - SP