POLÍTICA

Prefeita Simone Marquetto representa Agro Fraterno
Na distribuição de batatas para instituições de quatro cidades da região de Itapetininga

Solidariedade com aqueles que tem fome. Com esta intenção foi criado o Agro Fraterno que realizou nesta sexta-feira, dia 23, a distribuição de 4 toneladas de batatas para Itapetininga, Capela do Alto, Alambari e Sarapuí.

O evento foi realizado no Paço Municipal de Itapetininga e atenderá diversas entidades da região. “O Agro Fraterno é movimento para arrecadar e doar alimentos para as famílias afetadas pela pandemia e que estão em vulnerabilidade social”, afirmou a prefeita Simone Marquetto ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sueli Esteves.

A prefeita Simone Marquetto foi procurada pelo diretor da Associação Brasileira de Batata, Natalino Shimoyama, para que fosse feita a distribuição de alimentos para os municípios. A escolha do nome de Simone foi definida em função da liderança que ela exerce na região, sua transparência e credibilidade junto à população, entidades e órgãos públicos.

O Agro Fraterno é um movimento liderado pelo Sistema CNA/Senar (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Serviço de Aprendizagem Rural), pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e pelas entidades do IPA (Instituto Pensar Agro) que se reuniram em uma corrente solidária para ajudar as famílias mais necessitadas atingidas pela crise gerada pela pandemia. O Agro Fraterno conta com o apoio da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Para garantir a lisura e credibilidade do programa, todo o processo de recebimento e distribuição das doações deve ser comprovado por meio de registros, fotos e documentos para serem enviados para Brasília.

De acordo com a prefeita Simone Marquetto, a escolha de Itapetininga como município centralizador do programa é o reconhecimento do trabalho realizado. Simone explicou que o apoio às famílias afetadas pela pandemia amplia o compromisso social da administração. “Temos que ter um olhar diferente e com empatia. Temos que pensar como seria se estivéssemos no lugar desta família atingida pela pandemia, que hoje está em situação de vulnerabilidade”, destacou a chefe do Executivo.

O prefeito de Alambari, João Paulo Dantas Pinto, informou que o alimento terá como destino as famílias cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Ele considera que é o primeiro passo para novas doações dos produtores rurais. “Sempre há dificuldade em conseguir alimentos e esta ação abre novas oportunidades”, contou Dantas.

Já para o vice-prefeito de Capela do Alto, Henrique Daniel Leme, a solidariedade é fundamental neste momento em que vivemos uma pandemia. “A iniciativa dos produtores rurais abre um leque para que outros possam ajudar. A prefeita está de parabéns pela iniciativa”, mencionou o vice-prefeito.

O prefeito de Sarapuí, professor Gustavo de Souza Barros Vieira, disse que a prefeita mostrou solidariedade ao incluir Alambari no programa. “A prefeita teve sensibilidade com a população de Alambari. Simone lembrou de nós e ajuda sempre. Vamos distribuir este alimento hoje mesmo. Ela encabeça a Região Metropolitana de Sorocaba e exerce uma liderança”, frisou o gestor.

Uma das entidades beneficiadas em Itapetininga é o Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes” (HLOB), que atende 13 municípios da região. Conforme a Agente de Relacionamento Humano do HLOB, Alessandra Paes de Almeida, o hospital oferece 920 refeições por dia aos pacientes. “Se aumenta o número de internados, cresce os gastos com alimentação. “Esta iniciativa cria uma nova cultura. A cultura da doação para quem precisa”, concluiu.

Entre as entidades beneficiadas, estão: Ceprevi (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa (Centro de Apoio Social ao Adolescente), Cesim (Centro Social Irmã Madalena), Gaadi (Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga), Instituto Geração, Instituto Nosso Lar, Serviço Municipal Emergencial à Infância e Adolescência, SOS (Serviço de Obras Sociais), Casa Rais, Geapa, HLOB (Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”) e Paróquia São Paulo Apóstolo – Vicentinos.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Assine nosso canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   17/09/2021 19h17

Itapetininga - SP
 




POLÍTICA  |   14/09/2021 18h22

Itapetininga - SP
 

POLÍTICA  |   05/09/2021 14h38

Itapetininga - SP