MEIO AMBIENTE

Projeto de drenagem no Distrito da Conceição é aprovado
A decisão foi tomada na última quarta-feira (18), durante a 48° reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica – Alto Paranapanema (CBH-Alpa)



O Distrito da Conceição, irá receber recursos para a drenagem, que é o processo de escoar as águas de terrenos encharcados por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos, sendo, possível, recorrer a motores como apoio ao escoamento.

Durante a reunião, realizada por vídeo conferência, foi apresentado o estudo sobre a Bacia, e entre os dados levantados, estão o uso da agricultura irrigada, erosão e o estado crítico do nível da água dos rios, devido o volume das chuvas. Também teve uma reunião para discutir o monitoramento e ideias para melhorias na Bacia do Alto do Paranapanema.

Houve uma queda nos últimos anos, nas áreas críticas de erosão, pois segundo estudos, em 2015, 9 municípios eram atingidos pela erosão, e hoje, apenas 1 sofre com isso. Isso está acontecendo, porque o Comitê da Bacia Hidrográfica – Alto Paranapanema (CBH-Alpa) tem priorizado em seus projetos e obras, os municípios que necessitam de um manejo mais eficaz das águas pluviais, como o desassoreamento dos cursos d’água e a proteção das margens.

O processo de drenagem no Distrito da Conceição, que é um dos principais pontos da Bacia do Alto do Paranapanema, trará muitos benefícios, principalmente, por diminuir a erosão e tornar o ambiente mais seguro para os moradores. Ainda não há data definida para o início das obras do processo de drenagem.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MEIO AMBIENTE  |  14/10/2020 - 14h





MEIO AMBIENTE  |  23/07/2020 - 13h