EDUCAÇÃO

Fake News sobre fechamento de escolas na cidade
A notícia surgiu na terça-feira (10) e rapidamente se espalhou por todas as redes sociais, causando tumulto e indignação da parte da população




Vila Nova Itapetininga

Na terça-feira (10), a notícia de que as escolas municipais EMEIF Helena de Oliveira Plens, na Vila Nova Itapetininga, e a EMEIF Isaltino Válio, na Vila Reis, seriam fechadas permanentemente, se espalhou pelas redes sociais, causando um tremendo tumulto na população.

Hoje, quarta-feira (11), a prefeitura de Itapetininga esclareceu, por meio de uma nota oficial, que essa notícia é falsa e que nenhuma escola municipal será fechada e reforçou que não existe a possibilidade de fechamento dos prédios escolares.

Importante lembrar que fake news é crime, considerado pelo projeto de lei 2.630/2020, aprovado pelo senado em junho de 2020. E também consta como crime na Lei dos Partidos Políticos, do art.57-A ao art.57-I, de 2009, e na nova Lei n°13.834, de 2019, que institui em seu artigo, pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa para quem disseminar
Fake News no âmbito eleitoral.

Por isso, antes de compartilhar qualquer notícia nas redes sociais, é preciso checar sua veracidade e a credibilidade da fonte que a publicou, assim estará evitando a propagação das fake news, que só servem para confundir e disseminar mentiras. Vamos incentivar o uso saudável e consciente das redes sociais.



Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






EDUCAÇÃO  |  20/10/2020 - 21h