SEGURANÇA

A importância da Patrulha Rural
O patrulhamento rural é feito todos os dias pelas equipes do, 22º Batalhão da PM, trazendo mais segurança aos moradores da área rural da cidade.




CB PM Mariano / CB PM Carvalho

A área rural de Itapetininga que antes era atendida pela equipe de polícia somente através de ocorrências feitas pelo 190, agora conta com os patrulhamentos diários, trazendo mais segurança e diminuindo a criminalidade no local. E, além disso, para garantir um ambiente totalmente seguro, a prefeitura paga a Atividade Delegada, para que policiais, na hora da folga, reforcem o policiamento na área rural.

Uma parceria das equipes com os moradores também foi feita, chamada de Programa Vizinhança Solidária, o método é bem eficaz e está funcionando da melhor forma nos bairros. O PVS serve para que os moradores, através de um grupo do whatsapp, comuniquem aos policiais, o que anda acontecendo pelo bairro, caso tenha alguém ou um veículo suspeito transitando pelo local. Segundo o Cabo Mariano e o Cabo Carvalho, os policiais patrulheiros, essa parceira vem sendo muito eficaz, pois na hora das rondas, eles sabem exatamente aonde precisam se atentar e o que devem procurar.

E esse contato direto dos policiais com os moradores também é útil para criar um vínculo e aumentar ainda mais a sensação de segurança, de ter com quem contar caso aconteça algo de ruim. O PVS foi implantado, por enquanto, nos bairros Conceição, Gramadinho, Curuça 2, Rechã, Varginha, Campo Grande, Sabiaúna, Mato Seco Alto, Mato Seco Baixo e Faxinal do Rio Acima mas o plano é divulgar e estender para toda a área rural de Itapetininga.

O patrulhamento rural de Itapetininga está sendo muito bem executado, com o PVS e o policiamento comunitário, fazendo com que a população colabore com as rondas e também trabalhem entre si, trazendo mais união para resolução de problemas locais. Os patrulheiros procuram sempre fazer visitas rápidas nas casas para garantir a segurança, e também saber um pouco sobre como anda a área.

O principal objetivo da Patrulha Rural, segundo o Capitão Eder Bueno, é tornar o ambiente menos propício ao crime, tendo mais segurança, mais solidariedade e uma maior união dos moradores.

 



Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






SEGURANÇA  |  13/10/2020 - 23h