Conteúdo ao Vivo

GERAL

Subsecretaria municipal da pessoa com deficiência realiza visitas técnicas


© Prefeitura de Itapetininga

Integrantes da Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Itapetininga estiveram nos últimos dias em uma série de visitas técnicas a obras de empreendimentos e ao Ceprevi - Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga.

Sob os olhares atentos da subsecretária, Carolina de Oliveira Pereira Luchi e dos representantes da pasta, Wesley Gamaliel e Alex Pinheiro, as visitas técnicas foram feitas às obras da nova loja da rede Cofesa e ao atacadista Spani, que será reinaugurado no próximo dia 22.

O objetivo foi vistoriar as questões que envolvem a acessibilidade e comprovar, na prática, a eficiência dos dispositivos já instalados.

Na nova loja da rede Cofesa, além dos integrantes da subsecretaria, também esteve presente o secretário de Administração e Planejamento, José Carlos Damião. A equipe foi recebida pelo Engenheiro Vinicius Pinheiro e pela estagiária, Raquel Lopes e pode percorrer toda a área de construção.

Na ocasião, os profissionais explicaram que a obra atende aos padrões de acessibilidade e, por meio de uma planta, detalharam todos os dispositivos que serão implantados visando a acessibilidade de seus futuros clientes.

Os representantes da pasta, criada de forma pioneira na gestão Simone Marquetto, também estiveram no Spani Atacadista. A loja da rede de atacado e varejo em Itapetininga será reinaugurada no próximo dia 22.

Recebidos pelo engenheiro Civil, Wagner Fernandes Tavares, responsável pela loja, e acompanhados pelo engenheiro da Prefeitura de Itapetininga, Armando Gomes de Oliveira Filho, os representantes da subsecretaria percorreram todas as instalações e contataram a presença de itens fundamentais à acessibilidade dos consumidores, como piso tátil, sanitários adaptados, vagas exclusivas para PCD, acessos com rampas, entre outros dispositivos.

O ciclo de visitas também contou com a ida ao Ceprevi - Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga, referência na região ao atendimento às pessoas com deficiências visuais.

Lá os integrantes da equipe apresentaram à entidade algumas das atribuições da subsecretaria, especialmente aquelas diretamente ligadas às pessoas com deficiência visual.

Recebidos por Estelamaris Mendes Neves de Almeida, Assistente Social e por Yara Elise Bueno Dias, Terapeuta Ocupacional, ambas do corpo de assistência da entidade, Wesley e Alex explicaram qual o papel da subsecretaria no atendimento às demandas das pessoas com deficiência.

“Entre as atribuições da subsecretaria da Pessoa com Deficiência, está em manter este contato com as entidades e fazer o elo de ligação entre as demandas e as diferentes pastas do Poder Público na solução destas demandas”, explica Alex Pinheiro.

Wesley Gamaliel, que inclusive participou da fundação, da diretoria e que foi assistido por cinco anos pela entidade, também relembrou seu laço afetivo e de gratidão ao Ceprevi.

“Participo do Ceprevi desde 2003, inclusive da sua fundação e diretoria. Sempre acompanhei de perto esse serviço e, por experiência própria, sei da importância desse trabalho e da necessidade de se haver essa integração com a Prefeitura, especialmente agora, com a subsecretaria da Pessoa com Deficiência”, comentou Gamaliel.

Para a subsecretária da pasta, Carolina de Oliveira Pereira Luchi, as visitas têm importância fundamental, não apenas pelo caráter específico, mas para que todos, empreendedores e entidades, possam saber que podem contar com o respaldo técnico da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência.

“Nossa pasta avalia, in loco, os padrões de acessibilidade durante as visitas. A experiência pessoal de cada integrante de nossa equipe nos permite compartilhar ideias e contribuir no aperfeiçoamento dos dispositivos indispensáveis às pessoas com deficiência. É um trabalho conjunto, Poder Público, iniciativa privada e entidades”, explica Carolina.

A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, responsável pela iniciativa inédita no município, avalia a criação da Subscretaria da Pessoa com Deficiência, como um marco na inclusão na cidade.

“Todos somos diferentes e é papel do Poder Público, dar voz às pessoas com deficiência e criar formas de inserir essas pessoas à sociedade com respeito e qualidade de vida. Foi pensando nisso que a Subsecretaria foi criada. Para fortalecermos o processo de transformação e de inclusão em nossa cidade. Agora, todas as pessoas com alguma deficiência, sabem e podem contar com uma pasta voltada às suas necessidades”, destacou Simone.


Participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GERAL  |   28/07/2021 20h14

Itapetininga - SP
 




GERAL  |   26/07/2021 20h19

Itapetininga - SP
 

GERAL  |   24/07/2021 17h01

Itapetininga - SP