Conteúdo ao Vivo

GERAL

Assistência em oncologia é fundamental para recuperação
Esforço conjunto da equipe para superar desafios nos aspectos físicos e emocionais do paciente contribui para sucesso do tratamento


© Bigstock

Oncologia é uma área que requer trabalho multidisciplinar. O tratamento do câncer traz desafios em diversas frentes, seja para o paciente, para a família ou para a equipe de saúde. É praticamente inevitável o desgaste físico e emocional. Portanto, todo apoio é sempre muito bem-vindo. Nesse cenário, a assistência multiprofissional em oncologia ganha importância significativa para amenizar o sofrimento e ajudar na recuperação do paciente.

“A equipe multiprofissional deve estar apta para sanar todas as dúvidas do paciente, ajudá-lo em seus medos e angústias e optar pelo melhor plano de cuidados, sempre interagindo junto à família, fortalecendo a confiança em período tão delicado”, afirma a docente Fernanda Arruda de Góis, da área de saúde e bem-estar do Senac Itapetininga.

Ela ressalta que a formação de profissionais bem preparados e capacitados para atuar no combate à doença e seus efeitos na vida dos pacientes e da família é essencial. “Os resultados e o sucesso de um trabalho em equipe multiprofissional dependem diretamente da integração das ações e saberes desses profissionais. As equipes devem reunir as habilidades para ajudar o paciente a se adaptar com as mudanças de vida impostas pela doença e promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição”, frisa.

Segundo Fernanda, o tratamento oncológico é complexo. Por isso, é importante ter uma equipe multiprofissional comprometida com a melhor assistência possível ao paciente. “Novas tecnologias e estudos estão sempre sendo acrescentados no tratamento das doenças cancerígenas. Então, na abordagem oncológica é necessário estar muito bem preparado para qualquer tipo de resultado”, declara a docente.

O cuidado com os pacientes ganha uma importância ainda maior diante da pandemia da Covid-19. O momento exige adoção de medidas que ajudem a diminuir ao máximo o risco de contágio, em razão da baixa imunidade do organismo daqueles que são submetidos aos tratamentos contra o câncer. 

Neste caso, a atenção dos profissionais que fazem parte da Assistência Multiprofissional em Oncologia tem de ser redobrada para monitorar os sintomas da Covid-19 e para a orientação de pacientes e das famílias. A condução adequada e humanizada dessa situação é fundamental para a superação do desafio.


Participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GERAL  |   28/07/2021 20h14

Itapetininga - SP
 




GERAL  |   26/07/2021 20h19

Itapetininga - SP
 

GERAL  |   24/07/2021 17h01

Itapetininga - SP